Procurei muito em postagens e artigos sobre EAD o que dizer em minha postagem inicial, e acho que posso estar preparada, então vamos lá:
Como proponho no título, quero passar para você o que absorvi durante um determinado prazo de pesquisa e tentar introduzí-lo no tema de Educação a Distância. Mas como fazer isso, sem expor minha opinião? Se eu conseguir fazer isso estarei me igualando aos antigos sofistas gregos, que transmitiam o ensino sem nenhum ponto de vista exposto, e já que tocamos no assunto dos gregos antigos, alguns especialistas dizem que os escritos de Platão podem ser uns dos primeiros tipos de EAD, você sabia?
A origem da Educação a Distância está diretamente ligada com a história da humanidade, a invenção da escrita, as Epístolas de São Paulo, a prensa tipográfica, as Revoluções Industriais, a Invenção do Rádio e da Televisão, o sinal via satélite e por fim a Internet, tudo isso tem ligação na nossa história pessoal e na história da educação a distância.
Pude acompanhar várias discussões sobre EAD nos blogs, e até tive que me tornar uma “blogueira”, tudo para poder relatar minha experiência. Confesso que no início fiquei temerosa pelo fato de ter que utilizar o serviço de Blogs, pois eu nunca tinha lidado com isso, mas com o tempo puder ver que não é tão assustador, até foi fácil, pelo menos agora está sendo .
A Educação a Distância foi desenvolvida para melhor atender as pessoas que por motivos diversos não poderiam presenciar um curso presencial, derrubando assim uma barreira física. Com a facilidade e a comodidade que temos hoje com a Internet a EAD passa a ser regida pelo aluno e não pelo docente, este mesmo faz seu horário podendo assistir as aulas em modo off-line não precisando estar necessariamente dentro de uma sala de aula para aprender, além de poder escolher o que estudar, digamos, embaralhar as aulas e acompanhar a sua própria ordem, isso á algo que devemos sempre ressaltar quando tratamos do tema de EAD, a autonomia do aluno perante a instituição, entre vários outros assuntos.
Bem era isso que pretendia transmitir, espero que agrade. Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário